Get the Flash Player to see this player.
 

Mapa da Freguesia

Image 1

Enviar Mensagem

Preencher os Campos





História

 

 

A atribuição do Topónimo CALHETAS deveu-se, provavelmente, à orografia da freguesia, que tem uma costa com recifes e rochas formidáveis.
 
Situada sobre uma rocha junto ao mar, na costa norte da ilha de S. Miguel, com área de 4,70 Km2, pertence ao Concelho da Ribeira Grande.
 

 

A povoação de Calhetas, esteve anexa ao Pico de Pedra, povoação esta que fazia parte da freguesia do Senhor Bom Jesus de Rabo de Peixe. Em 1924, Calhetas foi finalmente elevada a Freguesia.
 

O orago da freguesia é a Nossa Senhora da Boa Viagem, invocada pelos portugueses desde tempos imemoriais, para as suas arriscadas viagens. A freguesia dedica em honra da N.S.B.V, uma festa, no último fim-de-semana do mês de Setembro, durante 4 dias.
 

Contrariando a tendência de emigração para o Canadá, Estados Unidos e Bermudas a densidade demográfica desta freguesia tem tido uma evolução gradual. Calhetas contava com um total de 595 habitantes, de acordo com os censos realizados no ano de 1991, tendo, em 2001, sofrido um pequeno crescimento, totalizando os 780 populares. Verifica-se que a densidade demográfica é muito elevada, pois trata-se de uma região predominantemente rural.
Actualmente, a população deve totalizar os 1000 habitantes.
 
No âmbito económico, esta freguesia, tem no sector primário o seu principal meio de subsistência, pois a maioria da população dedica-se à agricultura. Também alberga um minimercado e uma loja de roupas http://viagraspil....agra/.
 

 
No âmbito  de acção social, possui um centro de dia para idosos, da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. A acção social é fundamental na vida em comunidade, pois é através dela que a sociedade cuida dos seus idosos e de todos aqueles que precisam de ajuda. É lá que os idosos se mantêm ocupados e úteis na sociedade.

 
O ensino é um dos principais alicerces da sociedade actual na formação dos jovens. É na escola que eles aprendem a ler e a contar, por conseguinte, a dar os primeiros passos como cidadãos integrados numa sociedade. Como não podia deixar de ser, Calhetas possui um estabelecimento de ensino, a Escola EB JI ANTÓNIO MEDEIROS FRAZÃO, que dispõe de ensino até ao 4º ano de escolaridade.
 
As associações são um meio pelo que facilita a participação activa da população na sociedade. Nesta freguesia, os jovens têm essa oportunidade através da Associação Juvenil “OS VALENTES”, que organiza várias actividades lúdicas, desportivas e culturais, possuindo uma equipa de futsal. Ainda no âmbito de entretenimento dos jovens, a freguesia de Calhetas dispõe de um espaço TIC, na sede da Junta de Freguesia, aberto de Segunda a Sexta-feira. Este dispõe de 9 computadores, impressora e internet.
 
Para o turista chegar até Calhetas, um lugar exuberante, onde pode passar umas férias de sonho, convida-se a seguir pela Estrada Regional. Ao chegar, pode começar a desfrutar da natureza, apreciar o descanso ou praticar actividades veraneais. A freguesia possui uma pequena residencial, CASA DAS CALHETAS, preparada para receber os visitantes interessados em prolongar a sua estadia.
A CASA DAS CALHETAS é um solar do séc. XVIII, que foi sempre casa de morgados. Tem uma paisagem panorâmica de fazer perder a respiração sobre o oceano atlântico, a costa norte da ilha e a serra da Lagoa do Fogo. A sua decoração prima pela simplicidade, tem sala de televisão, sala de conferências, garagem, estacionamento privativo, 3 quartos e 5 camas.
 
Esta freguesia tem o privilégio de se situar junto ao mar, com uma costa abrupta, onde estão inseridas as lindíssimas PISCINAS NATURAIS, conhecidas por “CALHAU DA FURNA” e "Poceirões" onde o veraneante pode deleitar-se e banhar-se nas águas do Atlântico.
 
Para os amantes de Pesca, Calhetas possui bons locais para a prática desta actividade e para quem aprecia desporto, Calhetas tem ao seu dispor um Campo de Golfe e um Polidesportivo.
 
 
É de mencionar que   nem só a esplêndida beleza natural encanta quem visita Calhetas, pois esta freguesia tem um património arquitectónico de grande interesse. Deste modo, deve se realçar a Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem e o Convento das Irmãs Clarissas.

 

 

Visitantes

mod_vvisit_counterHoje34
mod_vvisit_counterOntem42
mod_vvisit_counterEsta semana129
mod_vvisit_counterSemana passada244
mod_vvisit_counterEste mês597
mod_vvisit_counterMês passado938
mod_vvisit_counterTodos73840

Online (20 minutos atrás): 2
Seu IP: 23.20.120.3
,
No

Contactos

2ªs a 6ªs feiras das 9h ao 12h e das 13h ás 17h Atendimento com a presidente é Às 3ºFeiras das 19:00h às 20:00h por marcação prévia

Junta Freguesia Calhetas Largo da Igreja n.º2-Calhetas 9600-018-Ribeira Grande

296   296 498 270

jfcalhetas@hotmail.com   jfcalhetas@hotmail.com